Com o objetivo de reforçar o estudo da Histologia Animal, o blog foi desenvolvido por alunas do Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC e destinado aos alunos de Medicina Veterinária, bem como aos outros cursos de saúde. As atualizações serão com base nos roteiros de aulas práticas e o uso das imagens estará disponível a todos. As lâminas utilizadas para captura de imagem serão retiradas da internet.
AUTORES: Thaillana E. B.; Wanderlene da S. O.; Polyana L.P.F.B.
quarta-feira, 28 de agosto de 2013
Tecido Conjuntivo Denso
É um tipo de tecido que possui muitas fibras, poucas células e menos substancia fundamental (um dos componentes da matriz extracelular). Possui subtipos:
Tecido conjuntivo denso modelado
Suas fibras colágenas são muito organizadas, geralmente muito espessas e dispostas paralelamente entre si. Entre as fibras há fibroblastos e fibrócitos bastante alongados, dos quais geralmente o componente visível são seus núcleos.
Exemplo: Tendão Legenda: FC: feixes de fibras colágenas; F: fibroblasto
Tecido conjuntivo denso não modelado
Suas fibras de colágeno estão dispostas sem organização, aparentemente desordenadas.É um tecido menos flexível e mais resistente à tensão que o tecido conjuntivo frouxo. Exemplo: Lábio Legenda: VS: vaso sanguíneo, FC: Fibras Colágenas, N: núcleo
Referências:
Aulas práticas, no UNESC;
Imagem: Disponível em: apresentação Power Point, de autoria da professora do Unesc;
Nenhum comentário:
Postar um comentário