quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Tecido Nervoso

Órgão: Cerebelo
Substancia Cinza
1) Camada Molecular
2) Camada Granulosa
seta) Camada de Purkinje

Substancia Branca
3) Fibras nervosas

Referências
  • Aulas práticas, no UNESC;
  • Imagem/ Texto/ : Disponível em: Roteiro de Aula prática do UNESC

Tecido Nervoso

Órgão: Medula
A imagem aumentada representa a MASSA CINZA, em que o circula mostra a Soma (corpo do neurônio) e o quadrado mostra a Célula de Glia.
A próxima imagem o contorno preto também representa a massa cinza e pode-se perceber nela o Cabal Medular. O contorno em vermelho representa a MASSA BRANCA, composta por Fibras nervosas (axônios)


Referências
  • Aulas práticas, no UNESC;
  • Imagem/ Texto/ : Disponível em: Roteiro de Aula prática do UNESC

Tecido Nervoso

Órgão: Nervo

A imagem 1 mostra o PERINEURO, a imagem 2 o EPINEURO e a imagem 3 o ENDONEURO.


Referências

Aulas práticas, no UNESC;
Imagem/ Texto/ : Disponível em: Roteiro de Aula prática do UNESC



Cartilagem Hialina

Orgão: Traquéia


Cartilagem hialina → possui uma concentração moderada de fibras colágenas, sendo a mais comum estrutura cartilaginosa encontrada no corpo. Nela encontram-se células como condrócitos e pericôndrios.


Referências

Aulas práticas, no UNESC;
Imagem: Disponível em: Roteiro de Aula prática do UNESC
Texto: Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com/biologia/tipos-cartilagem.htm>. Acesso em: 16/10/2013

Tecido Ósseo Compacto

Órgão: Osso compacto

Tecido ósseo compacto consiste em toda estrutura que visualizamos ao observarmos um osso, sua “ casca “ ou parede. aparentemente ele não apresenta poros ou canais, dai a justificativa para a expressão compacto, quando no entanto, analisamos sua estrutura ao microscópio, constatamos a presença de uma vasta rede de canalículos. A seta indica os Osteoclastos.


Referências

Tecido Ósseo Esponjoso

Órgão: Osso Esponjoso

Tecido ósseo esponjoso é assim denominado por apresentar um conjunto de pequenas e finas traves ósseas, formando um emaranhado que em muitos lembram uma esponja. Na seta 1 tem-se repesentado o osteoblásto e na seta 2 osteócito

Referências

Tecido Adiposo


A seta 1 indica TECIDO ADIPOSO MULTILOCULAR formado por células que contêm várias gotículas de gordura, ou seja, possui vários vacúolos de gordura e várias mitocôndrias. Localiza-se em áreas determinadas, encontrados em grande quantidade em animais hibernantes e em recém nascidos.
Tem como principal função gerar calor.

A seta 2 indica TECIDO ADIPOSO UNILOCULAR suas células apresentam uma gotícula de gordura predominante, que preenche quase todo o seu citoplasma.Forma o panículo adiposo, camada de gordura disposta sob a pele; no recém nascido é de espessura uniforme, já em adultos o acúmulo é em determinadas posições, sendo a distribuição regulada por hormônios.


Referências

  • Aulas práticas, no UNESC;
  • Imagem: Disponível em: Roteiro de Aula prática do UNESC
  • Texto: Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecido_adiposo>. Acesso em: 16/10/2013
  • Cartilagem Fibrosa

    Órgão: Disco Intervertebral


    O disco intervertebral é composto por um anel fibroso (externo) e um núcleo pulposo (interno). É encontrado entre uma vértebra e outra proporcionando mobilidade, união, alinhamento e também servindo como um amortecedor dos impactos constantes que a coluna sofre no seu dia-a-dia (descer escadas, pular, correr, andar...).

    Possui cartilagem fibrosa, com células denominadas condrócitos


    Referências


    Fibras Colágenas

    Órgão: Pele
    Fibras Colágenas são constituídas de colágeno, talvez a proteína mais abundante no reino animal. São grossas e resistentes, distendendo-se pouco quando tensionadas. As fibras colágenas presentes na derme conferem resistência a nossa pele, evitando que ela se rasgue, quando esticada.

    Referências


  • Aulas práticas, no UNESC;
  • Imagem: Disponível em: Roteiro de Aula prática do UNESC
  • Texto: Disponível em: <http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio12.php>. Acesso em: 16/10/2013
  • Fibras Elásticas

    Órgão: Artéria Aorta


    Fibras classificadas como Fibras Elásticas que são longos fios de uma proteína chamada elastina. Elas conferem elasticidade ao tecido conjuntivo frouxo, completando a resistência das fibras colágenas. Quando você puxa e solta à pele da parte de cima da mão, são as fibras elásticas que rapidamente devolvem à pele sua forma original. A perda da elasticidade da pele, que ocorre com o envelhecimento, deve-se ao fato de as fibras colágenas irem, com a idade, se unindo umas às outras, tornando o tecido conjuntivo mais rígido.

    Referências

    Fibras Retículares

    Órgão: Rim


    Fibras classificadas em Fibras Reticulares que são ramificadas e formam um trançado firme que liga o tecido conjuntivo aos tecidos vizinhos.

    Referências